Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Prefeitura Municipal de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, intensifica no próximo mês a campanha de conscientização com diversas ações em parceria com o CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPE).
O objetivo é sensibilizar, informar e engajar a sociedade para o enfrentamento desse tipo de violência, que muitas vezes acontece de forma silenciosa, dentro do próprio ambiente familiar.
Uma campanha para lembrar e agir
Neste ano, a campanha tem um significado ainda mais forte. Além de lembrar a história de Araceli Crespo — menina de 8 anos assassinada em 1973 após sofrer abuso sexual, o que originou a data nacional —, também será destacada a memória de Gabriele Magalhães de Souza, criança brasilandense vítima de feminicídio em 2020, após denunciar abuso cometido pelo padrasto.
Programação da campanha
Durante a semana que antecede o 18 de Maio, equipes da rede de proteção realizarão uma série de palestras educativas nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. As atividades contarão com o apoio do NAPE, levando informação adequada às diferentes faixas etárias.
Já no dia 16 de maio, a programação inclui dois grandes momentos de mobilização comunitária:
8h (MS): Adesivaço na Praça Santa Maria
16h (MS): Adesivaço na Praça da Pedra
A organização convida toda a população a vestir camiseta branca, como símbolo de paz, proteção e respeito à infância.
Um chamado à responsabilidade de todos
Esta campanha destaca que combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é dever de toda a sociedade. A Prefeitura de Brasilândia segue firme no compromisso de fortalecer a rede de proteção e acolhimento, além de fomentar espaços de diálogo e escuta qualificada para crianças e jovens.